A Nossa História

2014
O ano de 2014 e seguintes vão ser de importantes investimentos para a ESEGUR, que decorrem da obrigatoriedade do cumprimento da Nova Lei da Segurança Privada. Esta Lei que, em linhas gerais, prevê um maior nível de exigência na prática da atividade é, nesse sentido, francamente positiva. Espera-se também que promova a oportunidade de um maior rigor e mais adequado controlo através de uma fiscalização eficaz. 

Também é em 2014 que a ESEGUR celebra o seu 20º aniversário. São duas décadas de sucesso que resultam da qualidade e do rigor dos serviços prestados, de uma visão empreendedora, de muitas conquistas e de realizações. Comprometida com a excelência, a ESEGUR é uma referência no mercado nacional da Segurança Privada. Da mesma forma que a ESEGUR confiou na construção do seu passado, acredita no futuro e será neste enquadramento que continuará a investir na relação com os seus Clientes e fortalecerá os laços internos com todos os seus colaboradores, intensificando o espírito de equipa e o estímulo que é pertencer a esta grande organização.

2013
Durante o ano de 2013, a ESEGUR apostou na gestão focada em projetos, metodologia adequada à mudança e, mais concretamente, tendente à implementação de estratégias que assegurem a inovação constante, a flexibilidade e a agilidade, por serem fatores determinantes da competitividade das empresas no mundo atual. A complexidade inerente às diversas operações de uma organização como a ESEGUR implica a coordenação e a integração entre as diversas áreas funcionais, de forma a gerir com eficácia a mudança e a facilitar a implementação de estratégias trilhando o caminho da inovação permanente.

Assim, os projetos definidos pela ESEGUR, em 2013, sistematizaram oportunidades de melhoria identificadas em diversas áreas, como são exemplo a oferta comercial, a comunicação, o reporting e a eficiência das operações.

Outro dos eventos a registar no decurso de 2013 foi o lançamento do Prémio Open Mind ESEGUR, um projeto promovido pela ESEGUR em parceria com a PREMIVALOR Consulting que tem como objetivo reconhecer e premiar ideias criativas e inovadoras, no contexto académico em Portugal, ao nível do setor da segurança. A iniciativa terminará em Outubro de 2014 com a escolha do melhor projeto de inovação para o setor da segurança, sendo atribuída ao grupo vencedor uma bolsa de estudo no valor bruto de 6.000 euros (cada grupo deverá ter entre 2 e 5 elementos) e uma bolsa de investigação no valor bruto de 3.000 euros para o docente que orientar o grupo (se aplicável).

Ainda neste ano, a ESEGUR aderiu ao Global Compact Network Portugal, rede local do Pacto Global das Nações Unidas, e aos 10 Princípios desta rede de cidadania empresarial cujas preocupações assentam em áreas como os Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção. Ao subscrever o Global Compact, a ESEGUR compromete-se a incluir em todas as suas atividades e estratégias os princípios do Pacto e a impulsionar e promover parcerias com vista a apoiar os objetivos das Nações Unidas.

2012
Seguindo a política de identidade das empresas do Grupo, a Cidade Trabalho (empresa do Grupo ESEGUR) alterou a sua denominação social para ESEGUR – Empresa de Trabalho Temporário, Lda.

Seguindo uma estratégia de inovação, e com o objetivo de apresentar uma oferta diversificada na área do Transporte de Valores, iniciou a comercialização dos sistemas de depósito de notas, moedas e cheques em equipamentos colocados nas instalações dos Clientes (totalmente geridos pela ESEGUR). Estas soluções permitem ao Cliente, para além de segurança dos valores, a otimização dos custos do seu backoffice e da sua tesouraria.

2011
Em 2011 a ESEGUR procedeu à uniformização dos processos e procedimentos, com a integração das três empresas ao nível do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como, a unificação da Política da Qualidade e da Missão.

2010
Com o objetivo de melhorar a segurança dos seus colaboradores e dos valores transportados, a ESEGUR implementou a utilização das Malas de Segurança equipadas com sistemas de neutralização de notas, na sua atividade de Transporte de Valores.

2009
A ESEGUR alargou a sua atividade de Transporte e de Tratamento de Valores às Regiões Autónomas da Madeira e Açores, tendo em 2009 inaugurado as suas instalações. Esta expansão para as ilhas representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, na criação de infraestruturas e aquisição de veículos, e, numa primeira fase, representou a criação de cerca de 30 novos postos de trabalho. As duas novas delegações nas ilhas foram Certificadas pela SGS-ICS no âmbito da Qualidade. Ainda neste âmbito foi iniciado o processo de integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade da ESEGUR com as duas empresas adquiridas em 2008.

2008
A ESEGUR adquiriu, em 2008, as empresas Cidade Gestão e Cidade Trabalho como uma aposta concreta na evolução, qualificação e continuidade da sua atividade de BPO. A empresa Cidade Gestão passou a denominar-se ESEGUR - Soluções BackOffice, S.A.

2007
O ano de 2007 foi caracterizado pela evolução tecnológica nas áreas operacionais, nomeadamente na área de Tratamento de Valores com o investimento em novos equipamentos, que permitiram otimizar os processos e adequar a operativa às novas regras ditadas pelo Banco de Portugal, para a recirculação das notas Euro. A ESEGUR foi a 1ª empresa no setor da Segurança Privada a assinar contrato com o Banco de Portugal para o exercício da atividade de recirculação de notas Euro.

No final de 2007 estendeu o seu âmbito de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade à nova atividade "Gestão de Documentos e de Arquivos".

2006
Em 2006, a ESEGUR iniciou uma nova área de negócio, Gestão de Documentos e de Arquivos, com a implementação de uma operativa com cerca de 70 colaboradores.

2005
Para responder a todas as necessidades específicas de cada área de negócio, a ESEGUR iniciou neste ano uma nova estratégia comercial única e especializada por segmento/Cliente. Uma viragem assente num estudo de mercado a mais de 500 empresas do setor, que deixou claro que o mercado da segurança (vigilância e sistemas eletrónicos) não satisfazia as reais necessidades do Cliente.

No final de 2005, o âmbito da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade foi alargado à nova atividade "Manutenção e Assistência a Equipamentos de SelfBanking".

2004
A manutenção da liderança, acompanhada de sólidos crescimentos, só foi possível pela contínua melhoria do serviço prestado ao Cliente. A ESEGUR criou novas soluções para dar resposta às necessidades do mercado. Assim, foram integrados os Sistemas de Transportes (XTran-SIMS-GPS) e de Tratamento e Guarda de Valores (STGV), que permitem o controlo permanente dos valores entre o momento da recolha/saída até à entrega/crédito em conta do Cliente final, alcançando um elevado nível de segurança, controlo e eficácia.

No ano de 2004, a ESEGUR concluiu com sucesso o projeto de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, iniciado em 2003, tendo sido a partir de 17 de Dezembro uma Empresa Certificada, por decisão favorável da SGS-ICS, Organismo de Certificação acreditado pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação). O âmbito da Certificação foi aplicado a todas as áreas de negócio, Transporte e Tratamento de Valores, Vigilância, Instalação e Manutenção de Sistemas de Segurança e Central Privada de Receção de Alarmes, e todas as delegações, Lisboa, Porto, Algarve e Coimbra.

2003
O ano de 2003 foi marcado pela consolidação da imagem da ESEGUR no mercado da Segurança Privada e definição como claro Líder no setor de Transporte e Tratamento de Valores definindo-se novos objetivos de crescimento nas áreas de Vigilância Humana e Sistemas de Segurança.

2002
O projeto do Transporte de Valores implicou significativos investimentos, quer com a constituição de uma vasta frota de blindados, quer com a aquisição de novas instalações em Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve, mas também proporcionou um expressivo crescimento de volume de vendas e dos resultados.

A ESEGUR, em 01 de Abril de 2002, viu certificado o seu Centro de Formação, pelo organismo competente.

2001
O crescimento sólido e o posicionamento alcançado no mercado de Segurança Privada fez com que, em apenas 7 anos, a ESEGUR alargasse a sua estrutura acionista, o que lhe permitiu fortalecer-se para enfrentar novos desafios.

Com a entrada da CGD para o seu capital acionista em 50%, partilhado com o Grupo Espírito Santo (50%), pôde a ESEGUR iniciar um grande projeto, em 2002, com o arranque da atividade de Transporte de Valores, que lhe viria a proporcionar a liderança destacada no mercado da especialidade.

1994
A ESEGUR iniciou a sua atividade em 01 de Março de 1994, possuindo para o efeito o Alvará Nº 1 do Ministério da Administração Interna (Dec. Lei 276/93).
 
by: